quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Festa da Família!

Olá Pessoal!

A Rafa começou na escola segunda-feira, mas ontem ja teve a Festa da Família!

Na escola dela, eles não comemoram dia das mães e dia dos pais, aliás, nem todas as crianças tem os dois, então para não chatear ninguem, eles criaram o dia da Família, em que são convidadas todas as pessoas que moram na casa com a criança.

Eu e o André fomos para a escola 18h felizes e animados, alias era nossa primeira participação com ela. Chegando lá as tias pegaram todas as crianças e ficaram numa salinha enquanto a gente esperava...

Logo chamaram os pais para entrar, tiramos os sapatos e colocamos aquelas sapatilhas pra não sujar o tatame.

Todas as crianças estavam com viseira escrita Amo vocês!

A Rafa como é a menorzinha e ainda não senta sozinha, estava no colo de uma tia... fiquei tão emocionada em vê-la ali com a criançada... foi lindo.
Ai a professora de música (sim, eles tem aula de música toda semana... rs), pediu que os pais ficassem com o seu filho que ela ensinaria algumas musiquinhas e coreografias para fazermos com as crianças...

Foi muito legal, aprendemos várias musicas e cantamos com a Rafa.

É logico que ela não participou tanto que nem a maioria dos bebês, alias ela vai fazer ainda 4 meses... mas foi gostoso, ela ficou prestando atenção nas músicas, bebês... um barato.
No final recebemos um livrinho com todas as músicas cantadas, para que possamos cantar em casa também... super legal!

E na parede tinha uma arvore com a foto de todas as crianças do bercário, e um cartaz com foto dos pais, muito bonito!

Abaixo segue algumas fotos desse dia super importante pra gente:













terça-feira, 28 de setembro de 2010

Início na escolhinha...

Ontem foi o primeiro dia da Rafa na escola, como semana que vem eu volto a trabalhar, começamos a adaptação dela desde já.

A Rafa está na Nova Escola, um lugar muito gostoso e que nos passou bastante confiança, inclusive a Bebela (priminha da Rafa) estuda lá também.

No domingo me deu crise de choro, fiquei com dó de levar ela tão pequena pra escola... mas não tem jeito, preciso voltar a trabalhar e sei que vai ser bom pro desenvolvimento dela.

Acordamos cedinho (pra já nos acostumarmos com a nova rotina), papai foi preparando o café da manhã, enquanto a mamãe dava remédio pra Rafa, mama, trocou a fralda...

Como era o primeiro dia, ela só ficou 1 hora e meia para conhecer o ambiente, as tias... ela ficou super bem, quando cheguei para buscá-la, ela tava dormindo quietinha no berço, uma graça.

Hoje já estendemos para a manhã inteira, ela ficou até 12h.
Fui buscá-la ansiosa pra saber como foi, e a Tia Cida (responsável pelo bercário) falou que ela ficou super bem, só chorou na hora de tomar o remédio, mas que ficou numa boa, tomou até banho e adorou... rs

Fiquei feliz e satisfeita... tenho certeza que essa adaptação será tranquila, e logo ela vai estar mais mocinha, brincando com o restante da turma, porque por enquanto ela é a mais novinha...

Hoje a noite teremos a Festa da Família, estou ansiosa pra participar, depois conto como foi.

Bjs

Mari

terça-feira, 21 de setembro de 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Rafinha e Tommynho


A Rafa está cada dia mais fofa, linda e sapeca... fico babando na minha filhinha.

Passamos uma fase meio conturbada com o refluxo dela... mas graças a Deus agora ela está otima, super tranquila...


Estamos em contagem regressiva, alias dia 27 ela começa na escolinha... ai ai, não quero nem pensar. Mas estou confiante que será muito bom pro desenvolvimento dela... Depois eu conto co

mo está sendo esse inicio da escola.

Bjs

Mari

domingo, 5 de setembro de 2010

Olha a minha sapequinha aprendendo a virar de bruço...
















Salto de Desenvolvimento

Nessa semana a Rafa está um pouco chatinha, mais manhosa, chorona, quer atenção o tempo todo, o refluxo piorou... achamos que era alguma virose, levei no pediatra e ele achou que só meu leite não está sustentando, e pediu para entrarmos com complemento...
Mas fuçando na net achei exatamente o que tem acontecido com a Rafa!!!
Ela está no famoso salto de desenvolvimento, ela está aprendendo a rolar, fica um tempão tentando embalar a cabecinha e pernas para rolar no colchão, ai ela vira de bruço, mas ainda não sabe desvirar... mas vi que ela está totalmente focada nisso essa semana, ela só tem tentado virar o tempo todo.

Olha que interessante o texto abaixo, e ela está com quase 3 meses, certinho a fase que dá o salto de desenvolvimento:

O termo ‘salto de desenvolvimento’ é explorado no livro holandês ‘Oei ik groei’ de Hetty van de Rijt e Frans Plooij. Nele os autores contam o processo vivido pela criança nestes momentos, abordando os seguintes momentos:
O salto se anuncia
De volta à mamae
Dias dificeis
O salto
No período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho. O que acaba acontecendo é que ele quer voltar a base, ao que é conhecido, ou seja, a mãe. Então nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com frequência também comem e dormem pior. Depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta ao normal.
Salvo a possibilidades de variações entre bebêss, a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

Periodos de crise:

5 semanas
1 mês quase
2 meses
quase 3 meses
4 meses e meio
6 meses
7 meses
8 meses e meio
quase 11 meses
quase 13 meses
quase 15 meses
17 meses

Depois de uma crise o bebê ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010