domingo, 5 de setembro de 2010

Salto de Desenvolvimento

Nessa semana a Rafa está um pouco chatinha, mais manhosa, chorona, quer atenção o tempo todo, o refluxo piorou... achamos que era alguma virose, levei no pediatra e ele achou que só meu leite não está sustentando, e pediu para entrarmos com complemento...
Mas fuçando na net achei exatamente o que tem acontecido com a Rafa!!!
Ela está no famoso salto de desenvolvimento, ela está aprendendo a rolar, fica um tempão tentando embalar a cabecinha e pernas para rolar no colchão, ai ela vira de bruço, mas ainda não sabe desvirar... mas vi que ela está totalmente focada nisso essa semana, ela só tem tentado virar o tempo todo.

Olha que interessante o texto abaixo, e ela está com quase 3 meses, certinho a fase que dá o salto de desenvolvimento:

O termo ‘salto de desenvolvimento’ é explorado no livro holandês ‘Oei ik groei’ de Hetty van de Rijt e Frans Plooij. Nele os autores contam o processo vivido pela criança nestes momentos, abordando os seguintes momentos:
O salto se anuncia
De volta à mamae
Dias dificeis
O salto
No período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho. O que acaba acontecendo é que ele quer voltar a base, ao que é conhecido, ou seja, a mãe. Então nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com frequência também comem e dormem pior. Depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta ao normal.
Salvo a possibilidades de variações entre bebêss, a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

Periodos de crise:

5 semanas
1 mês quase
2 meses
quase 3 meses
4 meses e meio
6 meses
7 meses
8 meses e meio
quase 11 meses
quase 13 meses
quase 15 meses
17 meses

Depois de uma crise o bebê ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz.

2 comentários:

Marcia Farias disse...

Mari muito fofas as fotos da Rafa...Uma gata....

Qto ao famoso salto de crescimento..Por mais que todo mundo diga que existe a Pietra deve ser ET pq ela NUNCA teve sintoma nenhum...nada de querer ficar grudada em mim, de ficar chatinha ou qualquer outra coisa que possa dizer...'ela está no salto do crescimento' E ela já está quase com 11 meses..Deveria ter passado por alguns né? Ela deve estar sei lá em que porcentagem que não aparenta nada hehe

Cyurta tua filhota..

kisses

Marcia

Mari disse...

Obrigada Má...
pois é... a Rafa tava meio xoxa esses dias, mas não sei se tbm é por conta do refluxo que piorou...
Graças a Deus agora ela está super bem, sapeca e feliz!!!

bjs
Mari